Uma das maiores dúvidas dos desenvolvedores, principalmente dos participantes da Maratona Xamarin Brasil, é fazer a conta do Microsoft Azure funcionar após o término da versão trial.
Então… e agora?
Se você está pensando em desistir de utilizar o Microsoft Azure, espera aí! Leia esse artigo, siga passo a passo as dicas abaixo e veja como usar os recursos sem pagar um centavo.
Table of Contents
Dica #1
Mude seu cadastro para “Pago pelo Uso”
Quando você muda seu cadastro para a opção Pague pelo Uso, o Microsoft Azure te dá a liberdade de usar todas as ferramentas e se atingir um certo consumo, você será cobrado.
Para fazer isso, depois de logar no painel de controle, clique sobre o seu usuário localizado no canto superior da tela e depois em Minhas permissões. Vai aparecer uma tela com um combobox para você mudar sua assinatura e então escolha Pago pelo Uso.
Muda lá e veja que para você pagar alguma coisa no Microsoft Azure, você precisa consumir muito em alguns dos serviços ou ferramentas disponíveis.
Dica David Alexandre e Allessi Martins Souza:
Se, na sua conta Microsoft Azure não for possível trocar a Assinatura para Pago pelo Uso ou a Assinatura aparecer Não Disponível, clique aqui, e crie uma nova Assinatura. Ao logar irá aparecer a opção: “Inscreva-se em uma oferta diferente do (Pago pelo Uso)“. Após alguns minutos, aparecerá mais uma opção na suaconta com uma Assinatura Pague pelo Uso.
Dica #2
Após seu cadastro no “Pago pelo Uso” estar ativo
Existem tiers grátis para cada ferramenta ou serviço dentro do Microsoft Azure, ou seja, existem planos focados em caráter de testes para desenvolvedores que te dão liberdade de usar praticamente tudo sem custos.
Para isso, acesse uma determinada ferramenta ou serviço e troque a assinatura para Pago pelo Uso, por exemplo o Mobile App.
A jogada aqui é selecionar além da Assinatura, configurar o seu Grupo de Recursos com um dos tiers gratuitos disponíveis, para isso crie um ou selecione um Plano do Serviço do Aplicativo existentes.
Os Planos do Serviço do Aplicativo podem ser listados através do menu esquerdo Todos os recursos do Microsoft Azure e clicando sobre um dos itens listados, vai abrir uma nova tela com várias opções sobre esse plano, uma dessas opções é Escalar verticalmente.
Ao clicar nessa opção de Escalar Verticalmente, escolha a tier F1 Gratuito conforme imagem abaixo.
Esse tier NÃO irá te cobrar nada desde que você não ultrapasse 1GB de armazenamento. Ora, pelo amor né, você está testando o Microsoft Azure, então não exagere!
Dica #3
Certifique-se que todos os serviços e ferramentas estão em “Pago pelo Uso”
Essa dica é bem simples, clique sobre o menu esquerdo, vai abrir uma série de opções, então escolha Todos os recursos. Certifique-se que a coluna Assinatura esteja configurada para Pago pelo Uso.
Se mesmo assim estiver desconfiado, clique sobre cada item e vá até aquela opção de Escalar verticalmente e certifique-se que esteja em uma tier Gratuito.
Dica #4
Maratona Xamarin Brasil
Configurando seu aplicativo Mobile App para o tipo de plano Pago pelo Uso, você poderá usufruir dos recursos usados na Maratona Xamarin Brasil como autenticação de redes sociais e push notifications.
Será que 1 milhão de notificações push não são suficientes para você terminar a Maratona Xamarin Brasil ou fazer os seus testes? Eu acho que dá hein rsss!
Microsoft Azure: agora você conseguirá continuar usando!
Deixe seu feedback se você conseguiu ou não configurar sua conta e serviços/ferramentas para opção Pago pelo Uso.
Boa sorte!