Saiba como o eBook gratuito com 15 Design Patterns pode impulsionar e turbinar sua Programação no Mundo Real.
Quando comecei a escrever este eBook, sabia que precisava diagramá-lo de forma diferente aplicando um design diferente e amigável. Uma das premissas que adotei foi usar fonte grande para ser possível ler a partir dispositivos mobile sem muita dificuldade.
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Design Patterns são conceitos, modelos e padrões que foram criados para solucionar problemas específicos no ciclo de vida do desenvolvimento de um software.
Quando faço uma Arquitetura de Software, os Design Patterns desempenham um papel fundamental no contexto geral da solução.
Relacionei 10 motivos para você usar Design Patterns no seu código, confira abaixo:
10 motivos para usar Design Patterns:
1 – Manutenção;
2 – Padronização;
3 – Boas Práticas;
4 – Mais Vantagens;
5 – Abstração;
6 – Apoio da Comunidade;
7 – Solução Pronta;
8 – Elegância e Autoridade;
9 – Aprendizado e Comportamento;
10 – Confiança e Eficácia.
Os Design Patterns se dividem em categorias:
Design Patterns – Categoria Criação
Os Patterns de categoria criação são normalmente responsáveis por instanciar classes:
– Builder;
– Factory;
– Object Pool;
– Prototype;
– Singleton;
Design Patterns – Categoria Estrutural
Os Patterns de categoria estrutural definem formas para um objeto obter uma nova funcionalidade:
– Adapter;
– Bridge;
– Composite;
– Decorator;
– Facade;
– Flyweight;
– Proxy;
Design Patterns – Categoria Comportamental
Os Design Patterns de categoria comportamental são basicamente usados na comunicação entre um objeto e outro:
– Chain of Responsibility;
– Command;
– Interpreter;
– Iterator
– Mediator;
– Memento;
– Observer;
– Strategy;
– Template Method;
– Visitor;
Alguns Designs Patterns podem fazer parte de mais de uma categoria:
– Repository;
– Unit of Work;
– Dependency Injection;
– Service Locator;
– Lazy Loading;
Outros Design Patterns:
– KISS – Keep It Simple Stupid;
– SOLID – Single Responsibility, Open/Close, Liskov Substitution, Interface Segregation e Dependency Inversion;
– CQRS – Command and Query Responsibility Segregation
– DRY – Don’t Repeat Yourself
Artigos que usam Design Patterns:
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